Aventuras e reflexões sobre produtos, marcas e pessoas, novas e antigas em Portugal...
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Exportações cada vez mais para fora da Europa
Foi mais uma questão de necessidade do que de estratégia, mas a verdade é que, com as economias ocidentais a atravessarem a maior crise dos últimos 60 anos, Portugal registou em 2008 e 2009, pela primeira vez na última década, um peso inferior a 80 por cento das suas exportações para a União Europeia e os Estados Unidos. As exportadoras nacionais estão, numa conjuntura difícil, a diversificar os seus mercados-alvo, procurando alternativas para o menor fulgor dos seus destinos mais tradicionais.
Em quatro anos, os mercados de UE e EUA compraram menos 2200 milhões de euros a Portugal. Mas os PALOP, com destaque para Angola, quase compensaram a queda.
Existe na realidade um país onde a etiqueta "Made in Portugal" ajuda a vender os produtos. Em Angola o Azeite é Galo, o vinho é Esporão, a camisa da moda é Quebra-mar ou Sacoor, as calças são Salsa e o software é Primavera.
Notícias Relacionadas:
Wall Street Journal: "Portugal enfrenta ameaça da dívida, mas economistas vêem esperança"
Risco da banca nacional já é dos maiores da Europa
Angola salda dívidas. Primeira fase só abrange contas até 7,5 milhões de euros
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário