quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Uma Casa Portuguesa IX


As típicas casas alentejanas, são um verdadeiro património tradicional. São casas térreas, com uma singela porta e por vezes, apenas uma janela, não raramente sem vidraças. Com portas singelas de madeira ou artisticamente trabalhadas, apresentam características únicas que lhes dão uma beleza singular, quer estejam em banda ou sozinhas num monte alentejano.

As fachadas são caiadas de branco, com uma risca na base de cor azul. As janelas são de caixilharias exteriores em madeira, algumas vezes de guilhotina, peitoris também de madeira ou pedra da região, e portadas interiores naturalmente em madeira.
Os telhados, sem grande inclinação, já poucos são em telha de canudo simples, que foi sendo substituída por telha de aba e canudo, obviamente de barro na sua cor natural.

Destaque sobre o telhado, a chaminé alentejana, com uma forma muito própria, indiciando-nos o lume de chão, tão aconchegante nos frios rigorosos.

Localização: Alentejo

Tipo: Habitação

5 comentários:

Zé Manel disse...

Uma casa como esta, num monte alentejano sem ninguém á volta é o adquado para uma noite a dois. No dia dos namorados. lol

polittikus disse...

@ Zé Manel
Uma excelente ideia, para um fim de semana a dois...

Castanheira Pera disse...

Já vi um filme baseado neste tipo de cenário. Se bem me lembro era: Dois amores e uma cabana, com o actor Stewart Granger.
Mas é realmente um óptimo local para o romantismo.

Isa GT disse...

Mostra-se uma casinha e, automaticamente,... love is in the air lol eu, pelo contrário, nessa vastidão sem ninguém por perto... fico logo a pensar em assaltantes de leste lol

Mas se me quiserem dar uma parecida... façam favor lol

Bjos

arte por um canudo 2 disse...

Linda!..Pena é que a tradição e beleza não dá dinheiro..assim tem os dias contados.