domingo, 11 de abril de 2010

SANJO



É preciso ter mais de 30 para recordar os ténis Sanjo que marcaram uma geração. Na altura, (década de 70) não haviam marcas internacionais concorrentes, apenas ténis descaracterizados de diversos modelos. Só muito mais tarde, começaram a aparecer no mercado marcas como a Le Cock Sportif, também eles cobiçados por todos os "Putos".
A Sanjo agora é uma marca, que tem sapatilhas de lona e outros segmentos de calçado. Em força voltaram as sapatilhas redondas, com os tornozelos altos, biqueira em borracha e ilhós pretos e vermelhos

A patente das sapatilhas de lona Sanjo foi comprada há cerca de dez anos pelo administrador da Fersado, Paulo Fernandes, em hasta pública. Há cerca de um ano e meio aquela empresa do Prior Velho começou a fabricar as sapatilhas, modelo K100, que antigamente eram usadas para jogar futebol de salão. O administrador da Fersado explicou que “como estão na moda os ténis de lona, há uma tendência para consumir”, e daí a reintrodução no mercado.
É difícil estabelecer” a data de criação do modelo de sapatilhas de lona Sanjo, inicialmente produzidas na fábrica onde agora é o Museu da Chapelaria. Actualmente, a marca Sanjo é produzida em Portugal, no que toca às peles, no Brasil o calçado infantil e no Extremo Oriente e Índia as sapatilhas de lona.
A Sanjo terá nascido da secção de borracha vulcanizada da Empresa Industrial de Chapelaria, na década de 40. Nessa altura havia apenas dois modelos, um branco de sola fina para ginástica de solo e o carismático K100. A bota de lona com protecção lateral para os tornozelos tornou-se famosa e imagem de marca das equipas de basquetebol da Associação Desportiva Sanjoanense.
O declínio da Sanjo iniciou-se na década de 80 com a perda de exportação, que representava 40 por cento da produção e o aparecimento no mercado nacional de marcas como a Nike e a Reebok. Em 1990 a Sanjo entra em crise e muitos funcionários abandonam os seus postos de trabalho. Em 1997, a marca surge de novo no mercado, com sapatilhas de lona produzidas no estrangeiro.
Estando na moda os sapatos de lona, prevê-se um bom futuro, para esta marca portuguesa do século passado, é pena que tenham começado a produzir em países com a Índia e o Paquistão…


Notícias Relacionadas:
Novas marcas portuguesas estão a ganhar força no país e a dar passos lá fora
Eu e os meus Sanjo. O regresso vintage dos ténis da geração de 80

23 comentários:

Anónimo disse...

O meu caro amigo, esqueceu-se de dizer que estas sapatilhas duram uma vida.

arte por um canudo 2 disse...

Ai lembro-me e de que forma. Não tinha é cacau para comprar as que queria.Ainda bem que vão regrssar. É bom para o mercado e bom para os portugueses. Bom Domingo

Há.dias.assim disse...

Boas notícias.
Obrigada!

Mac Adame disse...

As que eu conhecia e que quase toda a gente que praticava desporto tinha eram todas brancas. E do mais confortável que eu já calcei.

Anónimo disse...

É pena tanta publicidade as sapatilhas que são de marca portuguesa e depois os empregados que tanto se esforçam para as venderem recebem ordenados miseráveis tem subsídios em atraso e são tratados como animais. pois quando não fazem tudo o que os chefes querem sofrem represálias.

Unknown disse...

Alguém me sabe informar onde as posso encontrar na zona de Braga?
O meu pai tem fascínio por elas e gostava de lhas oferecer.

Anónimo disse...

Eu já ouvi dizer que as novas Sanjo são "Made In China" e não têm a mesma qualidade que tinham. Ou seja...paga-se muito por uma qualidade duvidosa. Enfim!! É quem mais se orienta.

Anónimo disse...

Nos meus sanjo diz "fabricado na china" mas não percebo porque é que não os fabricam em Portugal sendo que ficariam com muito mais qualidade.

Anónimo disse...

eu moro no porto, por isso que saber em que lojas existem aqui no porto

Anónimo disse...

Moro na linha de Cascais. Gostaria que alguém me indicasse quais as lojas do comércio tradicional ou das grandes superfícies que vendem calçado da marca Sanjo.
Obrigado.

Anónimo disse...

As sanjo de hoje já não são como as que eu usava no meu tempo de escola,que eram fabricadas em Portugal super confortáveis tinha uma palmilha grossa coisa que as sanjo novas tem metade da espessura dai não são tão confortáveis.Comprei umas dei 50 euros por elas andei 3 dias com elas começarão a descolar de lado,enfim estou desiludido...

Anónimo disse...

I'm not sure why but this weblog is loading extremely slow for me. Is anyone else having this issue or is it a problem on my end? I'll check baсk lаter on and
ѕее if thе pгoblem still
exists.

My web blog; Read More In this article
Also see my site :: More methods

Anónimo disse...

Itѕ such аs you learn my mind! Υou apрear tо grasρ a lοt approximately this, likе you wгote the booκ in іt
or something. I feel thаt you just сοuld do with a few % to force the message home a bit, however instead of that, that is fantastic blog. A great read. I'll certainly be back.

Stop by my blog post; softwarers.com

Anónimo disse...

Ηello thеrе! This blog рoѕt сouldn't be written much better! Going through this article reminds me of my previous roommate! He constantly kept preaching about this. I will send this article to him. Fairly certain he'll hаve
а very good reаd. Many thanks foг ѕharing!


Fеel free tο suгf to my webpage: visit this weblink
Also see my website - sensepil hair removal

Anónimo disse...

The poѕt features cоnfirmeԁ helpful to
mysеlf. It’s quіte infoгmative аnd you aгe clеarly vеrу knοwlеdgеable of thiѕ tурe.
You haνe got еxρosed our eye
for yоu tо numerous ορіnion of
this matter with interesting and reliable сontent material.
Here is my website :: mettablog.com

Anónimo disse...

Hеy I am so gгateful I found your blog page, I reallу founԁ you by acсident,
while I was resеaгching оn Digg for something
else, Nοnеtheless I am herе now and would just
like to ѕay thаnk уou for a remarkable ρоst and a all rounԁ
interestіng blοg (I alѕo love the theme/design), I ԁon't have time to browse it all at the minute but I have saved it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a lot more, Please do keep up the awesome work.

my web site ... sdgovernance.org

Anónimo disse...

Does уour website have a cοntаct page?

I'm having trouble locating it but, I'd lіke to send you аn e-mail.
I've got some ideas for your blog you might be interested in hearing. Either way, great blog and I look forward to seeing it grow over time.

Feel free to visit my homepage http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anónimo disse...

I'm really enjoying the theme/design of your weblog. Do you ever run into any web browser compatibility problems? A number of my blog visitors have complained about my blog not working correctly in Explorer but looks great in Opera. Do you have any advice to help fix this problem?

my webpage ... Http://Www.Sfgate.Com

Anónimo disse...

Amigo, é verdade, tive umas Sanjo que me duraram cerca de 10 anos e andava quase todo o verão com elas, e mesmo noutras estações, desde que o tempo estivesse bom. Bom material sem dúvida.

Unknown disse...

Boas pessoal. 52 anos i várias Sanjo me passaram pelos pés. Mas...... comprei umas pra mim e para o filho em 2013 e.....BARRETE, à terceira lavagem começaram a descolar, a palmilha que era cartão de visita - SUPER CONFORTAVEIS, já não tem grande conforto, enfim, quase uma desilusão. Vou dar uma segunda oportunidade nestes saldos, SÓ por isso, e vamos a ver se melhoraram as COLAS e as PALMILHAS.
Que saudades do conforto e resistência destas sapatilhas
Cumprimentos a todos.

Fernando Bernardo disse...

Inicio dos anos noventa, ténis de eleição. Tive-as pretas, brancas e azul marinho com a sola vermelha. Alguém se lembra disso? A sola em borracha virgem que nunca acabava. Agora só tenho 16 pares K100.
(as Sanjo não se lavam)

fernando

Carlos disse...

Boa Tarde para todos. Vi agora estes comentários. Tem razão. Algumas ainda se aproveita que são de made in China ou Indonesia. Agora as feitas em Portugal nunca vi algo tão reles na minha vida. As que foram fabricadas nesta altura dos comentários é por aí adiante. Comprei umas em 2019 feitas em Portugal. Andei só meia hora e pouco a andar pk andei6a cortar umas pernadas de uma nespreira. Como sujei um pouco e para não ficar manchas meti na água so um pouco e quando tirei para lavar já quase nem tinha os emblemas e até se descolou um pouco de lado. O peso é pouco de 500gr e o tecido parece toldo e a borracha parece plástico e as palmilhas nem sei o que dizer. Parece esponja. Enfim

Carlos disse...

Diz ter 16 pares de sanjo. Talvez tenha tbm assim. O problema é que poucas me servem. Algumas novos nunca usadas e outras semi novas e outras algum uso mas as que uso estão para durar. As de hoje em dia as que eram do outro fornecedor antes de serem vendidas para outro atualmente só existiu até 2019 simplesmente por existir as sapatilhas feitas na China e Indonesia. O que tem de sanjo as sanjo e apenas o logótipo da borracha lateral pk de resto nada se vê que coincide com as sanjo vintage. Nem duração ou tecido ou borracha. Simplesmente una replica talvez não muito bem feita. Na altura em que comprei as sanjo em 2019 pensei que fosse como as vintage. Estava muito com os olhos fechados. Dps comecei a ver como distinguir as melhores das piores e os pormenores que via nas fotos ou quando comprei umas num site sem ser no site da Sanjo. Aí comecei a ver a realidade e as diferenças. Tinha comprado a um fornecedor revendedor que vendia tbm em real ou em virtual nessa altura e foi aí que tinha visto o que nunca tinha visto. Foi dinheiro mal gasto mesmo. Apesar de ter atualmente muitas das novas do outro fornecedor da sanjo da Indonesia e China pk até gosto de usar que comprei quase todas em promoção e como não uso todos os dias essas sapatilhas pk tenho tbm outras sapatilhas e outras marcas dai vão durando muito mais. Caso usasse diariamente e só um par pouco tempo is durar creio eu. Atualmente essa pessoa que me vendeu na altura vendia sanjo mas como parece que ninguém comprava foi dps fazendo promoções e acabou por desistir de vender e hoje já não vende sanjo.