terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Sabonetes Confiança - Claus Porto


Os sabonetes Confiança remontam a 1894, e a sua história constrói-se graças ao esforço e determinação de Silva Almeida e Santos Pereira, que em 1910 lançam as primeiras marcas próprias, com designs e fórmulas originais adaptadas - o sucesso foi tal que após a 1.ª Grande Guerra já possuíam uma tipografia e uma cartonagem, onde se produziam todas as embalagens. Deixam de ser produzidos apenas os sabonetes, uma vez que a marca começa também a produzir pó de arroz, águas-de-colónia, sabonetes medicinais, extractos extrafinos e óleos

Hoje, os seus produtos 100% vegetais (assentes em óleos vegetais de o de coco, palma e palmiste) assumem-se com uma opção contemporânea para a mulher actual: porque o banho não tem que ser necessariamente uma rotina, mas sim um prazer - sobretudo quando acompanhado por um sabonete absolutamente vegetal, misturado e laminado pelo menos 5 vezes, para uma melhor incorporação e durabilidade.

Hoje em dia esta marca pode ser encontrada nos armazéns Harrods, em Londres, nas Galerias Lafayette, em Paris, na SAKS na 5ª Avenida, assim como na loja da moda em Nova Iorque, a Lafco.

Os sabonetes da Confiança são os favoritos da Oprah Winfrey, entrando na lista das suas coisas favoritas - a famosa lista de coisas, que ela oferece à plateia do seu programa - e mais do que uma vez, foram mencionados na sua revista.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Património Imaterial do Douro - Narrações Orais


«Há um sítio na aldeia de Zedes, do concelho de Carrazeda de Ansiães, que é conhecido por `ermo` e onde nenhuma erva nasce apesar de a terra ser boa. Dizem os antigos que aquele é o sítio da reunião das bruxas e que, por isso, a erva ali não consegue nascer».

Assim começa a lenda «Ermo das Bruxas», uma das inúmeras histórias, passadas de geração em geração, e que constam do livro «Património Imaterial do Douro - Narrações Orais» vol I e II de Alexandre Parafita; Edição Museu do Douro, 2007

Ao todo são 250 lendas e 166 contos populares que estavam em risco de extinção que o autor fez questão de resgatar às palavras guardadas na sabedoria dos mais velhos. Um trabalho só possível graças à transmissão de geração em geração daquilo que o tempo não apagou. Um trabalho de recolha que demorou três anos.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Musgo Real


Criada em 1920, a linha “Musgo Real” apresenta-se mais actual do que nunca. Conciliando a produção manual artesanal que mantém há quase cem anos com as exigências dos tempos modernos, esta linha apresenta um conjunto integral de produtos adequado aos mais variados cuidados do universo masculino.

Produtos únicos em hidratação, são enriquecidos com lanolina, glicerina, manteiga de Karité e óleo de coco, o que os torna absolutamente recomendados para combater as agressões externas do dia-a-dia.

A linha Musgo Real impõe-se pela qualidade dos seus produtos e pelas embalagens modernas e actuais, recentemente reformuladas, que ostentam os autênticos e originais rótulos da Claus Porto.

PS - Hoje acordei, com vontade de experimentar novos aromas para o corpinho e deu nisto...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Borda D' Água


Sabia que "a água de Janeiro vale dinheiro"? Que este ano "haverá abundância de frutas"? Que "as mulheres (que nascem em 2011) terão peitos volumosos em corpos magros e esqueléticos"? Ou que "o ano de 2011 será dominado pela carestia; mas tenhamos fé e lutemos com determinação para reverter a situação"?

Há 82 anos a distribuir sabedoria prática, aos agricultores profissionais ou aos entusiastas citadinos que não dispensam uns vasos na janela. "Contendo todos os dados astronómicos e religiosos e muitas indicações úteis de interesse geral". Os dizeres na capa não enganam, o seu reportório é mesmo "útil a toda a gente".


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Não há razão para alarme. Afinal os signos não mudaram

Adoro Portugal, mas...

Neste momento estou de férias e longe de casa, mas em Portugal.
Um comparsa da neve, perguntou-me ontem, enquanto escrevia no meu blog:
“Você é português, nota-se que gosta do que é nosso. Mas, não gostava de viver noutro país?" É óbvio que a minha resposta foi: "Não sei."

Pensei e cheguei à conclusão que se calhar…


apesar de tudo, adoro a minha cidade, adoro o meu país.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Publicidade Portuguesa III



Mais um painel publicitário em azulejo...

Semana da Chanfana - Vila Nova de Poiares


Entre 13 e 24 de Janeiro decorre em Vila Nova de Poiares a «Semana da Chanfana». Um evento com o objectivo de promover uma iguaria gastronómica típica da região centro do país. Em simultâneo vai decorrer a feira de artesanato.

Durante o certame realiza-se um concurso que tem como objectivo premiar os restaurantes do concelho que garantem a qualidade da chanfana. O vencedor terá como prémio o título «Restaurante Recomendado pela Confraria da Chanfana» e que usará durante todo o ano de 2011.

Eu, não gosto. Mas gostos, não se discutem...

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Uma Casa Portuguesa - VIII



Entra a Ria de Aveiro e o mar fica uma península, e é aqui que se encontra a Costa Nova, com as suas casas com riscas coloridas derivadas das originais casas de madeira dos pescadores. Estas casas de madeira são cada vez mais raras de se ver.

Estas casas típicas da Costa Nova (palheiros), são construções típicas desta região, hoje em dia, representam um verdadeiro postal ilustrado e colorido para quem quer conhecer, esta zona. São casas de madeira tradicional portuguesa, que começaram a surgir a partir de 1808, aquando da abertura da nova barra, eram construídas sobre estacas, que devido ao terreno arenoso e alagadiço não permitia que se construíssem casas assentes no solo.


Localização: Aveiro/Costa Nova

Tipo: Habitação / Casa de Arrumos

Café Tofa - Nostalgia VLVIII



A Tofa foi criada por proprietários de fazendas de café, a partir de uma ideia que surgiu no final dos anos cinquenta: comercializar em Portugal parte do café que era plantado nas suas fazendas em Angola.

Em 1965, a Tofa entrou no segmento empresas e hotelaria através de uma inovadora prestação de serviço ao cliente: o Serviço Cafés Tofa. Decorria ainda o tempo das máquinas de café de saco, que eram então colocadas nos clientes.

Após o 25 de Abril, a diversificação passou de estratégia a uma necessidade da empresa. Devido às contingências da importação de cafés de Angola em 1975, a Tofa foi obrigada a gerir os stocks dos 8-9 meses que lhe restavam e voltou-se então para as matérias-primas nacionais e para a produção de misturas solúveis. Neste sentido, foram lançados produtos à base de misturas com bastante sucesso, como foi o caso do produto Brasa.

Mas desde sempre que a Tofa teve uma presença marcante no canal hotelaria. Há mais de três décadas que está associada a clientes de grande prestígio. Em 1985, quando o Nestlé adquiriu a Tofa, apostou fortemente no canal hotelaria, concentrando todo o potencial e valores da marca Tofa exclusivamente na Cafetaria Profissional. Actualmente, a Tofa está presente exclusivamente no canal fora do lar (Horeca).