Aventuras e reflexões sobre produtos, marcas e pessoas, novas e antigas em Portugal...
sábado, 26 de novembro de 2011
Lisboa é a sétima melhor cidade para fazer compras
Lisboa figura no sétimo lugar entre as melhores cidades europeias para fazer compras. Quem o diz é a Economist Intelligence Unit (EIU), a empresa de consultoria e pesquisa do grupo Economist no estudo “Globe Shopper City Index – Europe”, uma encomenda da empresa de serviços financeiros Global Blue.
Este estudo, que avalia a atractividade de 33 grandes cidades europeias em termos de compras em viagens internacionais, faz incidir a sua análise em 38 critérios divididos por cinco categorias: comércio, preço, comodidade, hotéis e transportes, cultura e clima. Os critérios são avaliados quantitativamente ou qualitativamente – por exemplo, o número de voos anuais ou as probabilidades de negociar um desconto em várias lojas – recebendo depois, cada cidade, uma pontuação média em cada categoria. A pontuação final, de 0 a 100, é calculada a partir da média das classificações nas cinco categorias. As cidades foram seleccionadas com base no número de visitantes e no seu poder económico, entre os países europeus com PIB superior a 50 mil milhões de euros.
Em termos de pontuação por categoria, Lisboa conseguiu mesmo ficar em primeiro lugar na vertente de ‘cultura e clima’, uma classificação a que não é alheia ao número médio de horas de sol de que a cidade goza por dia. Já na categoria de ‘hotéis e transportes’ os resultados não foram tão felizes, tendo sido prejudicados pelos acessos, rodoviário e ferroviário limitados, até ao centro da cidade.
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Restaurantes portugueses no Guia Michelin de 2012
Doze restaurantes portugueses estão distinguidos na edição de 2012 do Guia Michelin
Espanha e Portugal, dois dos quais com duas estrelas.
O Ocean, chefiado pelo austríaco Hans Neuner, conquistou a segunda estrela Michelin. Já o Vila Joya, comandado por Dieter Koschina, viu renovada a distinção de duas estrelas Michelin que tem recebido desde 1999.
Quanto aos estabelecimentos com uma estrela, a lista do próximo ano, conta entre as novidades o Feitoria, cuja cozinha é da responsabilidade de José Cordeiro, e The Yeatman (Vila Nova de Gaia), que tem à frente Ricardo Costa. Ambos os chefes de cozinha já trabalharam na Casa da Calçada, em Amarante, para quem haviam conquistado uma estrela Michelin.
Na edição do próximo ano, que estará à venda esta sexta-feira por 23,90 euros, Portugal regista uma saída: o Amadeus (Almancil), que perde a estrela que detinha.
Mantêm a estrela os restaurantes Tavares (Lisboa) – que em 2011 viu sair o chefe José Avillez, sucedido por Aimé Barroyer –, Willie’s (Quarteira), São Gabriel e Henrique Leis (ambos em Almancil), Il Gallo d’Oro (Funchal), Arcadas da Capela (Coimbra), Casa da Calçada (Amarante) e Fortaleza do Guincho (Cascais).
O anúncio foi feito em Barcelona, na cerimónia de apresentação do guia para 2012, pelo director de mapas e guias de Espanha e Portugal da Michelin, Fernando Rubiato.
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segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Anthony Bourdain em Lisboa
Anthony Bourdain, o chefe nova-iorquino que se tornou mundialmente famoso quando escreveu o sensacional "Cozinha Confidencial", vai estar em Lisboa no fim deste mês para gravar mais um programa "Não Aceitamos Reservas" ("No Reservations", no original), que a SIC Radical exibe já há uns tempos.
Quem estiver com ele, já sabe, se o querem ver feliz, é dar-lhe carne de porco e mariscos, de preferência em ambientes "duvidosos"... este chef tanto almoça num restaurante gourmet como janta numa roulote cheia de "junkies"
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sábado, 12 de novembro de 2011
Projecto da Santa Casa reabilita profissão de engraxador
Longe vai o tempo em que puxar o lustro ao sapato era habitual nas ruas lisboetas. Os típicos engraxadores, que ilustram a memória de quem conhece há muito a capital, são cada vez menos. Mas há quem queira revisitar a tradição, entre formar novos engraxadores e dignificar o ofício, o projecto “Tradição – Engraxadores” pretende recuperar a riqueza de um legado nacional.
Paulo Parreira tem 20 anos e está desempregado há dois. Soube do projecto pela Associação CAIS, parceira da iniciativa, e foi aprender a engraxar. Ele e mais nove homens, antes desempregados, estão agora em postos espalhados por várias zonas de Lisboa. São estes os contornos do projecto, lançado pela Santa Casa de Misericórdia de Lisboa (SCML), também em parceria com o IADE – Creative University e o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. E a escolha de reabilitação desta profissão não é por acaso. Ao seu estatuto icónico junta-se, diz Henrique Pinto, director executivo da CAIS, a capacidade que tem de “oferecer aos seus trabalhadores uma razoável sustentabilidade”. Não garante apenas o “sobreviver”, reforça, mas também o “viver”. Uma visão partilhada por António Charana, director do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da SCML, que realçou a necessidade de dar “mais valor” aos engraxadores.
A somar à certificação profissional, ao manual de conduta e à atribuição de um local estratégico para montar o negócio, quem participa no projecto recebe uma caixa de engraxador com um design inovador desenvolvido pelos alunos do IADE. O modelo, distribuído pelos 14 mestres e aprendizes abrangidos por esta iniciativa, segue o espírito de revivalismo histórico de inícios e meados do século XX.
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Sapo apresenta panorâmica de Lisboa
O Sapo disponibiliza a partir de hoje fotografias panorâmicas de alta resolução de Lisboa, o arquivo é composto por 18 mil fotografias.
As fotografias vão estar disponíveis no site Sapo Panoramas – ao todo, são 12 fotos, onde o utilizador pode fazer zoom até níveis de imagem muito detalhados.
Para além de fotos de Lisboa (tiradas de sítios como o Castelo de São Jorge, a Ponte 25 de Abril e o Centro Cultural de Belém, entre outros), há fotografias captadas em Sagres, no Cabo da Roca e uma fotografia que foi tirada no Estádio de Alvalade, durante o jogo Sporting-Lazio.
As fotografias vão incluir elementos de interactividade e ligação a redes sociais: os utilizadores podem partilhar locais específicos captados nas fotos, assinalarem a sua presença ou a de amigos (através de tags) ou solicitarem a remoção de conteúdo que considerem impróprio.
A apresentação do projecto é feita hoje, na quinta edição do Sapo Codebits, um evento que inclui dezenas de palestras e um concurso de criação de projectos que envolve uma maratona de 48 horas de programação e desenvolvimento.
No Codebits, a foto panorâmica de Lisboa será exibida numa tela de 25 metros e, numa parceria com a Microsoft, poderá ser controlada através de gestos, usando uma adaptação do Kinect, o acessório daquela empresa para controlar jogos através de gestos na consola Xbox.
O objectivo do Panoramas, explica o director de tecnologia do Sapo, Celso Martinho, é documentar Portugal, “começando pelos pontos emblemáticos” e, no futuro, bater o recorde mundial para fotografias deste género.
A fotografia de Lisboa composta por 18 mil imagens totaliza 60 gigapixeis – um gigapixel tem 1000 vezes mais informação do que um megapixel; as câmaras fotográficas de telemóveis tipicamente oscilam entre os três e os 12 megapixeis.
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terça-feira, 8 de novembro de 2011
Os hambúrgueres 'azuis' que conquistaram os portugueses
h3. A cadeia que começou a dar os primeiros passos no Saldanha já entrou no mercado espanhol e polaco e vai abrir este ano duas outras lojas na cidade brasileira de São Paulo.
"Hamburgologia", o termo ainda não existe nos dicionários de língua portuguesa, mas houve três portugueses que descobriram esta arte nos últimos anos. A história desta ciência, agora aperfeiçoada - e todos os dias testada nas lojas h3 -, começou no centro comercial Monumental, em Lisboa, mas já conquistou outros países, como Polónia e Espanha. E prepara-se para entrar no Brasil.
O segredo é simples: oferecer uma refeição rápida mas com qualidade gourmet. No entanto, como este termo francês já se vulgarizou e até "já há comida para gato gourmet", os responsáveis preferiram substituir a expressão por "New hamburgology" (nova hamburgologia).
Iniciada já em período de crise económica, a cadeia h3 já é vista como um exemplo nacional de empreendedorismo. O segredo destas lojas é serem um restaurante que é rápido a servir e tem qualidade.
Actualmente existem cerca de 40 lojas h3, sendo a maioria delas em território nacional. Na Polónia já há uma, em Espanha outra, e serão inauguradas, ainda este ano, duas em São Paulo, no Brasil.
fonte: DN
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sábado, 5 de novembro de 2011
Golegã: Festa do Cavalo Lusitano
A Feira Nacional do Cavalo da Golegã remonta ao século XVIII, inicialmente conhecida com São Martinho. Este ano a Feira do Cavalo tem lugar de 04 a 13 Novembro de 2011, no Largo do Marquês de Pombal, Golegã.
O nome oficial desde o início dos anos 1970 é a "Feira Nacional do Cavalo" e hoje é considerado um dos eventos mais importantes de seu tipo em Portugal.
Golegã, também conhecida como "A Capital do Cavalo”, embora seja uma pequena cidade tranquila e pacata, tem mantido a tradição e ganha vida durante o festival anual. É visitado anualmente por milhares de turistas e negociantes de cavalos de todo o mundo. Este evento sempre foi o principal encontro e local de negociação para o famoso cavalo Lusitano.
Existem muitos eventos diferentes durante a feira, desde espectáculos, desfiles, várias provas equestres, jogos e exposições.
Os turistas podem contar também com a gastronomia local, já para não falar de famosa "água pé".
terça-feira, 1 de novembro de 2011
"Lonely Planet" coloca Porto em 4.º no ranking de destinos para 2012
A revista Lonely Planet colocou o Porto como o quarto destino mundial predileto para 2012, elogiando a beleza da cidade e a competitividade dos seus preços.
"A cidade que deu o "Port" a Portugal (tal como o Porto no seu copo de vinho) é uma aposta muito boa", refere a "bíblia" para milhões de viajantes de todo o Mundo.
A Lonely Planet elogia a "cidade encantadora", realça a "atmosfera das suas ruas estreitas" e indica "praças estilo vila e edifícios enfeitados de azulejos", dando também destaque ao vinho do Porto.
"Está ligada à maior parte da Europa através de companhias aéreas de baixo custo", acrescenta o trabalho que destaca ainda os alojamento a preços acessíveis com vista para o Douro, visitas de barco à Afurada, viagens de elétrico e a proximidade com o Alto Douro, bem como os cruzeiros até lá.
A lista de 10 destinos inclui ainda o nordeste dos Estados Unidos (Nova Iorque, Boston e Wahington), o Japão, Tadjiquistao, Lesoto, Iquitos (Peru), San Francisco (Estados Unidos), Ohrid (Macedónia), delta do Mekong (Vietname) e Mérida (México).
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Portugal em 1940 (video inédito)
Portugal Pitoresco em 1940s (James A. FitzPatrick) from Goncalo Ramos Ferreira on Vimeo.
Um documentário sobre Portugal em 1940. Imagens inéditas de Lisboa...
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quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Com o fado ao peito
A Bem Português abriu em janeiro e já tem a sétima arte no currículo. Uma das cenas do próximo filme de Rui Goulart passa-se na loja. O ator principal entra e compra uma T-shirt com motivos nacionais aquela que tem uma guitarra portuguesa na vertical e, no cabo, em vez das cordas, um fado escrito. Há outras, com rendas de bilros, sardinhas a assar, galos estilizados.
As T-shirts ocupam uma pequena parte do espaço que Adriana Lopes decorou com caixas de madeira de Vinho do Porto restauradas. "Temos de fazer reviver o que temos de melhor, porque nós somos bons e temos coisas boas", sublinha.
Há uma diversidade de artigos que em comum têm o facto de serem feitos no País, mesmo que a matéria-prima possa ser estrangeira O que se vê é, sobretudo, muito artesanato tradicional e urbano. Mealheiros feitos em papel machê que retratam profissões; molduras, porta-lápis, porta-chaves e postais em madeira; as "ballerinas" da Rosachicolate, umas sabrinas de pele pintadas à mão; canecas onde cabe o Porto da Soma Ideias. Ao fundo, o gourmet ocupa um número considerável de prateleiras. Pâtés, compotas, vinhos, licores. Tudo nacional.
BEM PORTUGUÊS
R. Mouzinho da Silveira, 148, Porto
T. 22 099 6465
Seg-Dom 10h30-13h30, 14h30-19h30
in: Visão
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Seca no Minho permite ver aldeia submersa desde 1992
A seca no Minho acaba de colocar à vista uma aldeia galega submersa desde 1992, depois da construção da barragem do Alto-Lindoso e com os antigos habitantes a regressarem, emocionados, para verem as antigas casas.
Aceredo era uma pequena aldeia, com cerca de 40 casas e uma centena de habitantes. Em pleno vale do rio Lima e regada ainda pelo rio Calvo, vivia da agricultura, sobretudo das férteis vinhas que se erguiam encosta acima.
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