terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher


Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

Uma homenagem a todas as mulheres que lutaram pelos seus direitos...

8 comentários:

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Desconhecia esta história... Pena que seja necessário algumas pessoas sofrerem para no futuro outras terem mais direitos.

mfc disse...

É sempre importante recordar os fundamentos da luta...
Um beijo para todas!
Um abraço para ti.

M.C.Ribeirinha disse...

Aqui morreram 130 mulheres,quantas mais tem morrido ,por culpa dos fazedores das leis ,que planeavam um Mum-do só seu ,onde as mulheres ,serviam apenas ,para procriar ,e servir seus Amos Reis e senhores ,Escravas do marido ,da casa dos filhos ,sem direitos ,só deveres ,Companheiras ,Amigas,Mulheres ,não vamos coformar-mo-nos ,so com um dia para nós ,Queremos Mais ,Tantos como os Homens ,temos o mesmo Direito ,Beijos...

Rogério Pereira disse...

Muita gente, por força do marketing e sanha consumista associa a data à condição de fêmea, de amante, de mãe... mas nunca à destas mulheres que lutaram por direitos (editei um video que é um excelente documento histórico)

Fê-blue bird disse...

Muitas mulheres infelizmente ainda vivem nesta condição e tantas morrem ainda por causa de leis feitas por e para os homens.
Bjos

Teófilo Silva disse...

Concordo com o que disse a M.C.Ribeirinha. Um só dia é apenas uma tentativa para silenciar as mulheres que lutam pelos seus direitos. Mas esta luta, este grito, não deve ser só neste dia mas sim nos 364 restantes.
Um abraço.

arte por um canudo 2 disse...

Uma excelente e merecida homenagem ás mulheres.Gr. abraço

Maria da Lua disse...

É um dia para lembrar que ainda há muito para se fazer...