segunda-feira, 19 de julho de 2010

Schwarz Lebensmittel-Sortimentsgroßhandlung



Já fez compras no Schwarz Lebensmittel-Sortimentsgroßhandlung? Provavelmente não. Mas foi com este singelo nome que esta cadeia de supermercados começou, nos anos 30, como pequeno negócio familiar de retalho.

Hoje o logótipo azul, vermelho e amarelo mais famoso do mundo (mais popular que as bandeiras de Andorra e Roménia) está perto de ter 8 mil lojas em 20 países diferentes. A Portugal chegou há 15 anos, abriu 13 lojas em simultâneo e desencadeou uma batalha sobre a maneira correcta de pronunciar um nome de quatro letras com apenas uma vogal.

O "Lídele", "Líde" ou "Líder" ou ainda o "Lido" oferece produtos baratos de marcas desconhecidas numa loja que mais parece um armazém. Os portugueses encararam a novidade com desconfiança mas cedo se renderam a acepipes como os cornichons da Freshona, a cerveja Fink Brau ou a cola Freeway.

Apesar da crescente popularidade, Lidl nunca foi sinónimo de sofisticação. Mas do corredor dos congelados surgiram fenómenos de culto, como a lasanha bolonhesa Alfredo (mais de 7 mil fãs no Facebook). E que dizer das romarias matinais aos portáteis Targa e da titânica relação qualidade/preço dos produtos de electrónica Silvercrest?

Com muita pena minha, não é uma cadeia de supermercados Made in Portugal...

8 comentários:

Zé Manuel disse...

Esqueceste-te das magnificas batatas fritas com sabor a presunto. As melhores e mais salgadas do mundo.

Maionese disse...

no "Líder", o que eu gosto mais é daquela Vodka que sabe a charope para a tosse misturado com alcool etílico puro! boas festas me proporcionou...:)
bem haja!
e um bem haja ao génio do markting que se lembrou de mudar o nome de Schwarz Lebensmittel-Sortimentsgroßhandlung para LIDL.

http://forcanamaionese.blogspot.com

arte por um canudo 2 disse...

Quanto mais houver para escolha melhor a selecção..Gr. abraço

Isa GT disse...

Tento na maior parte das vezes, ir às cadeias de supermercados Made in Portugal e, geralmente, só compro no Lidl o cappuccino, as caixas de pão ralado para os meus pastelinhos caseiros e as toalhitas para o meu garoto limpar o c* lol

Rogério G.V. Pereira disse...

É isso...
A mim, só lá me apanha
a comprar lasanha!

é boa...

Anónimo disse...

Entro no Lídl unicamente pra comprar rebuçados de mentol. :)

maresia disse...

Lolol
Ainda gostava de saber quanto ganhas ao fim de cada post destes
ihihih
vou fazer-me tua sócia...que dizes?
Hum...
;)

Anónimo disse...

OLA! SOU PORTUGUES , MORO NA ARGENTINA QUANDO VOU A PORTUGAL A PRIMEIRA COMIDA E TRIPAS A MODA DO PORTO. UM ABRAÇO LUIS LEAL