sábado, 3 de julho de 2010

Histórias da Gastronomia Portuguesa



Em 1961 surge o primeiro levantamento das receitas tradicionais portuguesas, organizado por Maria de Lurdes Modesto. Mesmo assim ficou no ar a origem de muitos pratos tradicionais da nossa cozinha.

O bacalhau à Brás, por exemplo. Ninguém sabe quem é o Brás.
As tripas à moda do Porto: há duas teorias, não se sabe qual a verdadeira. Foi em Ceuta ou com o Mestre de Avis?
A chanfana, de que região vem? E o que é? Sabe-se que no século XVIII era outra coisa.

Alguns pratos tradicionais, receberam o nome de seus criadores. Este é o caso do bacalhau à Gomes de Sá, tradicional receita portuguesa, da autoria de José Luís Gomes de Sá, falecido em 1926, e na época cozinheiro do Restaurante Lisbonense, no Porto, lugar em que criou a receita.

Outro exemplo é o Bacalhau à Zé do Pipo, criado por um cozinheiro de nome José Valentim no seu restaurante no Porto, mas com a alcunha de Zé do Pipo, nome que deu ao seu restaurante e ao seu prato de bacalhau.

Outros pratos, são dedicatórias dos seus criadores a alguém, como as amêijoas à Bulhão Pato, que frequentava um restaurante da Rua da Bela da Rainha (actualmente Rua da Prata), mais precisamente o "Estrela de Ouro", onde o cozinheiro da casa, aproveitou para homenagear o escritor, enquanto bom apreciador deste prato.

A criação da francesinha por exemplo, é uma criação de Daniel David Silva, empregado do Restaurante A Regaleira na década de 1950. Tendo trabalhado em França, Daniel Silva criou a francesinha com base na tosta francesa, ou croque-monsieur, e daí o nome.

Outras encontram origem no folclore, como a conhecida história da sopa da pedra, onde um frade se proponha a fazer uma sopa apenas com uma pedra e só depois foi acrescentando o resto dos ingredientes, até chegar á verdadeira sopa.

A história da nossa gastronomia é rica, se conhecerem algumas histórias, por favor partilhem connosco…


Notícias Relacionadas.
Turismo. "Ainda há muitas oportunidades para aproveitar em Portugal"

3 comentários:

Isa GT disse...

Não esquecendo que muitos dos nossos doces tradicionais saíram dos conventos, das mãos de freiras anónimas :)

Bjos

polittikus disse...

@ ISA:
Por exemplo as famosas trouxas da Malveira que têm origens nun convento em Odivelas e que foram levadas para a malveira por uma empregada do convento...

Tagarela disse...

Você tocou num assunto interessante!

Não querendo te amolar polittikus com perguntas desse tipo mas já perguntando, o que vocês normalmente comem na hora do almoço?
Eu pergunto isso porque vocês europeus passam uma idéia de sofisticação à mesa que me encanta!
Nós não temos isso, tanto é que a sala de jantar serve apenas como decoração!

Beijinhos :D