quarta-feira, 28 de julho de 2010

FAMEL - Nostalgia XXI



A FAMEL foi das maiores empresas de motorizadas em Portugal. Produziu o que de melhor havia no sector das duas rodas e durante as décadas de 60, 70 e 80 ditou regras e bateu top's de vendas.

No inicio dos anos 90 e após a entrada de Portugal na UE, e com a forte concorrência internacional e a falta de capacidade dos seus gestores para se adaptarem ás investidas dos Nipónicos, Italianos e até Espanhóis, fomentou-se na empresa uma crise nunca antes sentida. Como se tal não bastasse, a Zundapp - fornecedora dos motores - também teve fortes problemas económicos que ditaram praticamente o fim da FAMEL.

A ajudar ao fecho da marca, esteve o Estado Português, que complicou a obtenção das licenças de condução para 50 cm3 e incentivou a Carta de condução de modelos com motor de 125 cm3. Foi a machadada final nas 50’s Portuguesas.

Em 2002 e depois de muitos processos em tribunal, a empresa acabou por declarar falência. Da FAMEL dependeram milhares de pessoas directa ou indirectamente, sendo por isso uma forte referência na história industrial desta região.

Lembram-se desta pérola da publicidade!?
Do tempo em que FAMEL significava: Forte, Aperfeiçoada, Mais kilometros, Elegante, Luxuosa.
Foda-se A Mota É Linda...


Notícias Relacionadas:
Calor: sete distritos em alerta vermelho

7 comentários:

Isa GT disse...

De veículos de duas rodas não percebo nada mas que a minha mãe teve um fato de banho igual ao daquela senhora, às riscas verticais pretas e brancas... teve lol

Bjos

Teófilo Silva disse...

Também acho aquela Mota lindíssima. Deveria ser cá uma máquina...
E com aquelas riscas verticais deve ser única!

Salete Cattae disse...

Gostaris de ver, mas o vídeo não carrega de jeito nenhum, só deu para ver a moça de maiô, que pelo tempo que tem a propaganda, deve estar bem velhinha...heheheh...mesmo assim, adoro ver propagandas antigas!

Julio Amorim disse...

Hummm....qualquer delas! Bem bonitas...

Fê-blue bird disse...

Sempre a fórmula de misturar mulheres de fato de banho, com carros ou motas na publicidade que abomino, mas adiante ;-)
O que me traz aqui é despedir-me do "made in Portugal" até Setembro pois vou de férias, por acaso não vou de mota, mas bem que gostaria :-)
Desejo tudo de bom por aqui.
Até lá
Beijinhos

polittikus disse...

@ Fê:
Boas férias, e goza-as bem...

Liliana disse...

Uma pena uma empresa destas ter fechado do modo como fechou...ainda hoje me costuma vê-la no estado em que ficou...