
Em 1961 surge o primeiro levantamento das receitas tradicionais portuguesas, organizado por Maria de Lurdes Modesto. Mesmo assim ficou no ar a origem de muitos pratos tradicionais da nossa cozinha.
O bacalhau à Brás, por exemplo. Ninguém sabe quem é o Brás.
As tripas à moda do Porto: há duas teorias, não se sabe qual a verdadeira. Foi em Ceuta ou com o Mestre de Avis?
A chanfana, de que região vem? E o que é? Sabe-se que no século XVIII era outra coisa.
Alguns pratos tradicionais, receberam o nome de seus criadores. Este é o caso do bacalhau à Gomes de Sá, tradicional receita portuguesa, da autoria de José Luís Gomes de Sá, falecido em 1926, e na época cozinheiro do Restaurante Lisbonense, no Porto, lugar em que criou a receita.
Outro exemplo é o Bacalhau à Zé do Pipo, criado por um cozinheiro de nome José Valentim no seu restaurante no Porto, mas com a alcunha de Zé do Pipo, nome que deu ao seu restaurante e ao seu prato de bacalhau.
Outros pratos, são dedicatórias dos seus criadores a alguém, como as amêijoas à Bulhão Pato, que frequentava um restaurante da Rua da Bela da Rainha (actualmente Rua da Prata), mais precisamente o "Estrela de Ouro", onde o cozinheiro da casa, aproveitou para homenagear o escritor, enquanto bom apreciador deste prato.
A criação da francesinha por exemplo, é uma criação de Daniel David Silva, empregado do Restaurante A Regaleira na década de 1950. Tendo trabalhado em França, Daniel Silva criou a francesinha com base na tosta francesa, ou croque-monsieur, e daí o nome.
Outras encontram origem no folclore, como a conhecida história da sopa da pedra, onde um frade se proponha a fazer uma sopa apenas com uma pedra e só depois foi acrescentando o resto dos ingredientes, até chegar á verdadeira sopa.
A história da nossa gastronomia é rica, se conhecerem algumas histórias, por favor partilhem connosco…
Notícias Relacionadas.
Turismo. "Ainda há muitas oportunidades para aproveitar em Portugal"
Não esquecendo que muitos dos nossos doces tradicionais saíram dos conventos, das mãos de freiras anónimas :)
ResponderEliminarBjos
@ ISA:
ResponderEliminarPor exemplo as famosas trouxas da Malveira que têm origens nun convento em Odivelas e que foram levadas para a malveira por uma empregada do convento...
Você tocou num assunto interessante!
ResponderEliminarNão querendo te amolar polittikus com perguntas desse tipo mas já perguntando, o que vocês normalmente comem na hora do almoço?
Eu pergunto isso porque vocês europeus passam uma idéia de sofisticação à mesa que me encanta!
Nós não temos isso, tanto é que a sala de jantar serve apenas como decoração!
Beijinhos :D