quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Com o fado ao peito


A Bem Português abriu em janeiro e já tem a sétima arte no currículo. Uma das cenas do próximo filme de Rui Goulart passa-se na loja. O ator principal entra e compra uma T-shirt com motivos nacionais aquela que tem uma guitarra portuguesa na vertical e, no cabo, em vez das cordas, um fado escrito. Há outras, com rendas de bilros, sardinhas a assar, galos estilizados.

As T-shirts ocupam uma pequena parte do espaço que Adriana Lopes decorou com caixas de madeira de Vinho do Porto restauradas. "Temos de fazer reviver o que temos de melhor, porque nós somos bons e temos coisas boas", sublinha.

Há uma diversidade de artigos que em comum têm o facto de serem feitos no País, mesmo que a matéria-prima possa ser estrangeira O que se vê é, sobretudo, muito artesanato tradicional e urbano. Mealheiros feitos em papel machê que retratam profissões; molduras, porta-lápis, porta-chaves e postais em madeira; as "ballerinas" da Rosachicolate, umas sabrinas de pele pintadas à mão; canecas onde cabe o Porto da Soma Ideias. Ao fundo, o gourmet ocupa um número considerável de prateleiras. Pâtés, compotas, vinhos, licores. Tudo nacional.


BEM PORTUGUÊS
R. Mouzinho da Silveira, 148, Porto
T. 22 099 6465
Seg-Dom 10h30-13h30, 14h30-19h30


in: Visão

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Seca no Minho permite ver aldeia submersa desde 1992



A seca no Minho acaba de colocar à vista uma aldeia galega submersa desde 1992, depois da construção da barragem do Alto-Lindoso e com os antigos habitantes a regressarem, emocionados, para verem as antigas casas.

Aceredo era uma pequena aldeia, com cerca de 40 casas e uma centena de habitantes. Em pleno vale do rio Lima e regada ainda pelo rio Calvo, vivia da agricultura, sobretudo das férteis vinhas que se erguiam encosta acima.

domingo, 23 de outubro de 2011

Licor de Portugal



Voltou a estar na moda com a publicidade dos Gato Fedorento e recentemente com o Paulo Futre, mas antigamente era ssim...

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

495 candidatos às hortas urbanas de Lisboa


A Câmara Municipal de Lisboa recebeu 495 candidaturas à cedência de 42 terrenos disponibilizados para hortas urbanas. O período de candidaturas fechou a 20 de Outubro e a selecção decorre até ao início de Novembro. O principal critério de selecção é a proximidade geográfica da residência do candidato, segundo o vereador responsável, José Sá Fernandes.

Os terrenos indicados são os parques hortícolas de Campolide e da Quinta da Granja, em Benfica. O vereador do Ambiente Urbano, Espaços Verdes e Espaço Público, considera o número de candidaturas “muito positivo”, porque reflecte “a existência de uma necessidade por suprir”.

Sá Fernandes frisa que o principal critério é o “da residência do candidato ser ou não próxima do parque”, de forma a assegurar a continuidade da utilização dos terrenos.

A inauguração do parque da Quinta da Granja realiza-se a 29 de Outubro. Inicialmente estavam a concurso 15 dos 38 talhões construídos, sendo que os restantes foram atribuídos automaticamente aos agricultores que já utilizavam o espaço para cultivo antes das obras. Destes, cinco desistiram de manter as parcelas após a intervenção municipal, aumentando para 20 o número de talhões disponíveis. Com cerca de 150 metros quadrados, cada talhão terá um custo anual de 55 euros.

No parque hortícola de Campolide, junto às instalações da Polícia Municipal, foram a concurso 22 talhões para hortas de recreio. Aqui, o valor a pagar por talhão vai variar entre 55 euros e 100 euros por ano.

José Sá Fernandes realça a importância deste projecto “a nível social e também ambiental, com o melhor aproveitamento dos solos de Lisboa”. O vereador salienta ainda o papel que estes espaços verdes podem desempenhar “no lazer e tempos livres da população, especialmente a mais idosa”.

in: Público

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Hoje apeteceu-me...


Hoje apeteceu-me usar outros aromas e o Musgo Real, levou-me por momentos à minha infância e aos odores de outros tempos...

sábado, 15 de outubro de 2011

Manifestação


Mexe essa peida do sofá e faz alguma coisa por ti próprio. Manifesta a tua opinião...

sábado, 8 de outubro de 2011

Campeão do Mundo


O ‘motard’ português, que apenas tinha de terminar em sétimo, foi segundo no final tendo mesmo vencido a última etapa do ‘Rali dos dos Faros, que se realiza no Egito. É a primeira vez que um português alanca o primeiro lugar do pódio.

Feira Nacional de Agricultura Biológica



A agricultura biológica está em destaque, hoje e amanhã, no Pavilhão Rosa Mota, no Porto. O evento Terra Sã Porto 2011 promove palestras, prova e venda de produtos provenientes deste tipo de agricultura sustentável.

Nas palavras do director do evento, Jaime Ferreira, o lema que a feira quer transmitir é: “produzir nacional e local, de forma sustentável, alimentos saudáveis, nutritivos e suficientes para satisfazer as necessidades da população portuguesa, só é possível em Agricultura Biológica”.

Para explicar a importância da agricultura biológica e como entrar nesse mundo, a Terra Sã Porto 2011 organiza o seminário “Agricultura Biológica, Auto-suficiência e Segurança Alimentar”, duas sessões de palestras intituladas “Horticultura Biológica Urbana” e “Alimentação Saudável” , e, claro, promove a exposição e venda de produtos biológicos. Há ainda um Espaço infantil e também concursos e provas de vinhos, azeite, doces, mel, entre outros produtos.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Implantação da República Portuguesa



A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de um golpe de estado organizado pelo Partido Republicano Português que, no dia 5 de outubro de 1910, destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.

Mudou o regime, a tecnologia evoluiu, as pessoas mudam, os políticos continuam mediocres... assim é Portugal depois de 100 anos de República.

sábado, 1 de outubro de 2011

Feira do artesanato - Vila Franca de Xira


Vila Franca de Xira recebe, desde ontem e até 9 de Outubro, mais uma edição da Feira Anual no Parque Urbano. Além das diversões, tasquinhas e tendas de venda para todos os gostos e bolsas, o destaque vai para o 31.º Salão de Artesanato que marca também a inauguração, no dia 1 de Outubro, do novo Pavilhão do Parque Urbano. A proposta é para apreciar a arte manufacturada do mais variado tipo de peças, que artesãos de todas as regiões do País trazem até aqui. Em alguns casos, o trabalho poderá ser apreciado ao vivo. A Tauromaquia, como não podia deixar de ser, é outra das vertentes desta festa, com as tradicionais largadas e esperas de toiros nas ruas da cidade e, ainda, as corridas na Praça Palha Blanco.

Esperas de Toiros
1 de Outubro (Sábado) – 16h30
2 a 5 de Outubro (Domingo, Segunda, Terça e Quarta-feira) – 10h30

Corridas de Toiros na Praça Palha Blanco
30 de Setembro (sexta-feira) – 22h00
2 de Outubro (Domingo) – 17h00
4 de Outubro (terça-feira) – 22h00

Arruada pela Banda Filarmónica do Ateneu Artístico Vilafranquense
Integrada nas Comemorações do Dia Mundial da Música
1 de Outubro – 17h00