sábado, 26 de novembro de 2011

Lisboa é a sétima melhor cidade para fazer compras


Lisboa figura no sétimo lugar entre as melhores cidades europeias para fazer compras. Quem o diz é a Economist Intelligence Unit (EIU), a empresa de consultoria e pesquisa do grupo Economist no estudo “Globe Shopper City Index – Europe”, uma encomenda da empresa de serviços financeiros Global Blue.

Este estudo, que avalia a atractividade de 33 grandes cidades europeias em termos de compras em viagens internacionais, faz incidir a sua análise em 38 critérios divididos por cinco categorias: comércio, preço, comodidade, hotéis e transportes, cultura e clima. Os critérios são avaliados quantitativamente ou qualitativamente – por exemplo, o número de voos anuais ou as probabilidades de negociar um desconto em várias lojas – recebendo depois, cada cidade, uma pontuação média em cada categoria. A pontuação final, de 0 a 100, é calculada a partir da média das classificações nas cinco categorias. As cidades foram seleccionadas com base no número de visitantes e no seu poder económico, entre os países europeus com PIB superior a 50 mil milhões de euros.

Em termos de pontuação por categoria, Lisboa conseguiu mesmo ficar em primeiro lugar na vertente de ‘cultura e clima’, uma classificação a que não é alheia ao número médio de horas de sol de que a cidade goza por dia. Já na categoria de ‘hotéis e transportes’ os resultados não foram tão felizes, tendo sido prejudicados pelos acessos, rodoviário e ferroviário limitados, até ao centro da cidade.

5 comentários:

BRUXA disse...

E quais sao as 6 melhores?

Politikus disse...

As seis melhores são: Londres, Madrid, Barcelona, Paris, Roma e Berlim.

Orquidea disse...

O clima e as vistas maravilhosas da cidade de Lisboa, com o rio sempre ali tão perto, farão concerteza as delícias dos visitantes que aproveitam para fazer umas comprinhas, não só nas imensas lojas franchisadas que são iguais em todo lado, mas também no comércio tradicional.

Ouvi há pouco no "Jornal das 8" que a cidade do Porto figura no guia turístico americano "Lonely Planet" como uma das 10 cidades do mundo a visitar em 2012, chegando o mesmo a classificar a cidade portuguesa como «encantadora».
O pormenor da simpatia das gentes e a presença do Rio Douro sempre presente também contribuiu para esta escolha.

Fica bem.
Bom fim de semana :)

Anónimo disse...

...e em tempo de crise, até aparecem umas promoções interessantes. Basta haver dinheiro.

Tudo de bom.

mfc disse...

Gosto daquela luminosidade excelente que Lisboa sempre apresenta!