sábado, 26 de fevereiro de 2011

Aproveitar o Sol...


O sol regressou. Como se trata de um astro com personalidade, o melhor é aproveitá-lo antes que mude de ideias. Aproveite o fim de semana para se fazer à esplanada mais próxima e gastar algumas horas a fazer a fotossíntese.

Praia da conceição, Cascais, The Bay
Tem peixe fresco? Tem. Carne boa? Sim. Mar ali à vista? Claro. E marisco, bebidas, tapas, tostas, saladas e o que mais quiser. E fica em Cascais, terra cuja baía foi cantada durante tantos anos pelos já extintos Delfins. Mas se tiver de a trautear, faça-o baixinho. A esplanada é coberta mas as janelas, que pode abrir, são tão grandes que vai sentir-se na praia, mas sem a chatice da areia.
Horário: ter. a qui. das 11h00 às 20h00; sex. e sáb. das 11h00 às 02h00 e domingo das 11h00 às 20h00.



Praia da Poça, São João do Estoril Restaurante Opíparo
É dois em um. Tão depressa é um espaço romântico para jantares ou almoços a dois, com vista para o mar graças ao facto de ser todo envidraçado, como tem uma esplanada catita onde se servem refeições mais ligeiras. Há menu de pequeno almoço, almoço e jantar e after hours, o mais apetecível, com salada de polvo, favinhas com chouriço, morcela assada com puré de maçã e é melhor parar por aqui antes que coma esta página.
Horário: todos os dias das 9h00 às 02h00


Praia São Pedro, Estoril, Bar Pizzaria Praia São Pedro do Estoril
As pizzas são boas, mesmo boas, e até o pão de alho é em forma de pizza. A esplanada é ampla e soalheira e pode levar os miúdos para correrem na areia depois de se lambuzarem com queijo mozarela derretido, molho de tomate e, para os mais corajosos, cogumelos. Empanturre-se também sem culpas. É fim-de-semana e vale tudo. O sol é quente mas não o suficiente para trocar as calças de ganga pelo fato de banho por isso não tem (ainda) de se preocupar com a linha. Na segunda-feira, quando lhe perguntarem se o fim-de-semana foi bom, vai poder responder um ''sim'' verdadeiro (e quem sabe com a cara mais bronzeada).
Horário: das 9h às 00h, sábado das 9h00 às 3h00


Praia Cabana do Pescador, Costa da Caparica, Delmar café
Está aberto todo o ano porque a praia também é bonita no Inverno. A esplanada é grande e até tem espreguiçadeiras viradas para o mar, onde pode beber uma caipirinha ou um galão enquanto sonha com as caraíbas. Se for do tipo friorento e adepto de esplanadas debaixo de 30º graus, pode ficar no interior sem medo de perder o mar de vista. Para comer há vários tipos de peixe e marisco para os mais frugais, os costumeiros hambúrgueres para os carnívoros e para beber há sangria, entre outras coisas que agora não temos espaço para enumerar.
Horário: fins de semana das 9h00 às 24h00; durante a semana das 14h00 às 20h00. No verão está aberto 24h00.


Praia Nova, Costa da Caparica, Marrocos Ocean Club
O calçadão da Costa da Caparica já não é o mesmo desde que o Pólis (finalmente) reorganizou as esplanadas e deu mais areia às praias. Neste restaurante/bar pode fingir que está em Marrocos, de olhos no mar. E não faltam pufs no chão, chá quente e frio e cachimbos de água para quem gosta de tabaco com sabor a fruta. Não deixe de entrar no restaurante, nem que seja para ir à casa de banho, porque vale a pena. O menu é mesmo marroquino, feito pelo chef Rochi Addari, onde marcam presença o couscous, as tágines e as pastillas.
Horário: das 11h00 às 02h00. Encerra às 2ªs


Praia de São João, Costa da Caparica, Kontiki
Se olhar para a fotografia fica logo com vontade de se sentar nos sofás, deitar nos pufs coloridos tamanho XL e dormir uma sesta. E pode fazê-lo, que ninguém o vai acordar. Convém é que consuma qualquer coisa primeiro, está bem? Nem que seja uma sangria de frutos silvestres. Vai ver que adormece mais depressa.
Horário: das 11h00 às 20h00; Verão das 9h00 às 02h00


Parque de Albarquel, Setúbal, Made in Café
Tão depressa está no campo, como na praia. Há árvores, relva para os miúdos correrem, rio e mar a encontrarem-se e areia para passear. Desta esplanada vê-se Tróia e um bocadinho da baía de Setúbal. Os preços são baixos e ainda não há filas de pessoas nem longas esperas por uma mesa. Pode almoçar em modo buffet ou preferir uma tosta mista: há para quase todos os gostos. Ou então pode beber um café e pronto.
Horário: das 10h00 às 02h00


Av. Norton de Matos, Matosinhos, Lais de Guia Bar
Mesmo em cima do areal da praia de Matosinhos está um dos mais apreciados bar/esplanada do Grande Porto. O Lais de Guia abriu portas em 1996, ganhando o nome a partir de um dos nós mais usados na faina marítima, quer para atracar os barcos que chegam ao porto de abrigo, quer para arremessar e salvar náufragos. Além das mesas e das cadeiras, a esplanada oferece ainda umas confortáveis espreguiçadeiras.
Horário: das 09h00 às 02h00


Esplanada Praia da Luz, Avenida Brasil, Porto
A Praia da Luz é, a par com as do Molhe, uma das mais antigas e conceituadas esplanadas da Foz. Funciona durante o ano inteiro, mas é com os primeiros raios de sol que ganha mais encanto. As espreguiçadeiras alinhadas a meia dúzia de metros do mar, a música chill-out nas colunas e, claro está, um lugar privilegiado para assistir ao pôr-do-sol. Quem vê nunca mais esquece, dizem.
Horário: das 9h00 às 2h00.


Praia Canide Norte/Sereia, Vila Nova de Gaia, Grão d''Areia
Postada em pleno areal de uma das mais extensas praias de Vila Nova de Gaia, Canide Norte, a Grão d''Areia tem uma esplanada lounge com espreguiçadeiras e puffs. Logo em frente fica o passadiço de madeira que liga todas as praias de Gaia. Só para o caso de dar vontade de uma caminhada praia fora.
Horário: Domingo a quinta das 9h00 à 1h00; Sexta e Sábado das 9h00 às 2h00

1 comentário:

mfc disse...

Vou me ficar mesmo por um passeio junto à beira mar da minha Póvoa...
Até já!