sábado, 18 de dezembro de 2010

Sonhos - Doces de Natal


Sweet Dreams (are made of this), diz a letra de uma conhecida música.
Estes sonhos feitos de amor e açúcar, sem crise.
Muito doces e com sabor a canela e a casa da avó…

Ingredientes:

2,5 dl de água e leite (metade de cada)
Meio quilo de acúcar
50 g de margarina
4 cascas de limão
150 g de farinha de trigo
3 ou 4 ovos, conforme o tamanho
1 pitada de sal
1 pau de canela
1 colher(chá) de canela moída
Vinho tinto ou branco


Preparação:

Calda: Comece por fazer a calda para os sonhos. Leve ao fogo cerca de meio quilo de açúcar. em uma panela cubra o açúcar com cerca de dois a três dedos de água e vinho do Porto branco ou tinto, este em maior quantidade para fazer uma calda. Junte a casca de dois limões e um pau de canela e pode colocar também uma colher de chá de canela moída. Deixe ferver lentamente, até obter um ponto mais ou menos pastoso. Mantenha-o mais ou menos quente, um pouco acima de morno.

Massa: Coloque o leite e a água numa panela com as cascas de limão e a margarina e leve ao fogo. Coloque uma pitada de sal. Quando começar a ferver, junte duma só vez a farinha de trigo. Mexa energicamente, deixando cozer até a massa se transformar numa bola e descolar-se do fundo, não parando de mexer.

Tire do fogo, deixe arrefecer e retire as cascas de limão. Numa tigela coloque a massa já fria e junte os ovos, um a um, batendo muito bem entre cada um, até obter uma massa consistente, homogênea e lisa. Em frigideira com bastante óleo, frite colheradas de massa. Normalmente crescem muito, se a massa foi bem batida.

Se não se virarem sozinhos, ajude-os a virar e quando estiverem dourados, retire e deixe escorrer. Depois de fritos, passe-os pela calda que deve estar mais que morna, ou com ajuda duma tenaz de salada ou com dois garfos.

Dicas:

Não frite a mais de 175º.
Também pode passá-los, depois de fritos por açúcar e canela.
O segredo dos sonhos está no bater muito bem a massa.
Uma frigideira redonda que leve dois litros de óleo, frita 9, (nove) sonhos de cada vez. Numa rectangular, 6 já ficam apertados e algumas até levam 2,5 litros de óleo.

Entrem e sirvam-se...

5 comentários:

Teófilo Silva disse...

Como já disse num outro blog, não vou muito à bola com doces. O único que gosto de comer pelo Natal são precisamente os sonhos. Até abuso um pouco.
Obrigado por compartilhar a receita connosco.
Um abraço e bom fim de semana.

A Bolotinha disse...

este ano vou fazer , pois traz-me recordaçoes da minha querida avó materna, mas com ela os sonhos levavam mogango e tinham outro nome, pois ela era oriunda da beira baixa...Boas Festas ai para casa!

Fê blue bird disse...

Se não te importas vou surripiar esta tua doce receita, para o blogue "Saúde e Alimentação" em que participo, não faz mal pois não ? ;-)

beijinhos doces

Isa GT disse...

Mas fiquei baralhada... falas em calda mas na foto... não têm açúcar e canela? ;)
... vou tirar um para provar :)

Bjos

Julio Amorim disse...

Hummm.....marchavam alguns!