sábado, 6 de novembro de 2010

A verdadeira chapada sem mão...

Somos o país dos queixumes. Os bebés quando nascem em Portugal choram com mais força. Alguns não pedem de imediato o livro de reclamações na sala de partos porque felizmente ainda não conseguem falar. "Quem não chora não mama". E como a grande maioria quer mamar sem fazer nenhum prefere passar grande parte dos seus dias a reclamar de tudo.

Dói-me aqui, estou flácido, ando mais gorda, a minha sogra faz-me a vida negra, o meu filho é gay, o meu vizinho cheira mal da boca e rouba-me a La Redoute, este padre é pior do que o antigo, o outro é que era bom. Tens mais batatas do que eu, esta cozinheira não me grama. O meu patrão é atrasado mental. "Porque é que estas coisas só me acontecem a mim?"

O problema é que muitas vezes os problemas que dizemos ter não são verdadeiros problemas. Nós é que somos o problema. Nós é que o criamos. Por inércia. Porque não o queremos combater, ou "não conseguimos". Porque não sabemos lidar com ele. E se ele desaparecer? Depois do que nos vamos queixar? Teríamos de arranjar um novo problema, e isso seria outro problema a resolver. No fundo não sabemos viver sem problemas. E depois, quando nos defrontamos com um verdadeiro problema, enfim, é um problema.

Veja o vídeo. Um exemplo de coragem. Se todos tivéssemos a força e a vontade do senhor deste vídeo, Portugal era um país muito melhor…


Obrigado, Tiago Mesquita por me dares a conhecer este vídeo.

2 comentários:

Isa GT disse...

Falas de certos queixumes que muitos de nós já esqueceram porque sabemos que há, sempre, quem passe por dificuldades maiores do que as nossas, mas quando, todos os dias, nos vão acrescentando sacos de cimento em cima, e vimos à nossa volta, muitos a tombar, isto já nem é queixume... é mesmo dor.
Quanto a não desistir, isso é que é o problema... deve estar no ADN, levamos a palmada e congelamos, no mesmo sítio e, assim, tão paradinhos... vá de carregar "os burros" e pôr-lhes palas nos olhos...

Bjos

Zé Manel disse...

Há sempre alguém com um problema maior do que o nosso. Acho que essa coisa de pensarmos que somos os maiores desgraçadinhos do mundo é típico dos portugueses.
PS- O homem do vídeo é de uma coragem que nunca vi. É um lutador.