domingo, 24 de outubro de 2010

Tunel do Rossio







Uma das mais emblemáticas obras do Século XIX, o Túnel do Rossio permitiu a ligação ferroviária entre a Estação do Rossio e a vila de Sintra através da “Linha de Sintra”.

A sua construção teve lugar no período 1887-1890. Esta obra do túnel e estação do Rossio, é considerada a maior obra de engenharia portuguesa do século XIX, e que custou no seu conjunto a quantia de 730 mil Reis, teve o seu início a 21 de Maio de 1887 quando um operário começou a escavar do lado de Campolide, e outro na zona do Rossio. Encontraram-se na noite de 23 para 24 de Maio de 1888.

O túnel tem via dupla com 2613 m de comprimento e com um perfil abobadado de 8 m de largura por 6 m de altura até ao fecho da abóbada. O túnel tem um declive de aproximadamente 1%, descendo 24,26m desde a boca do túnel em Campolide.

Em 8 de Abril de 1889 um comboio atravessa pela primeira vez o Túnel do Rossio. Esta viagem demorou cerca de 27 minutos. As locomotivas a vapor, alimentadas a hulha, circulavam a seis quilómetros/hora.
Inaugurado oficialmente pela Companhia Real dos Caminhos-de-ferro Portugueses a 11 de Junho de 1890.

O túnel esteve encerrado ao tráfego entre 22 de Outubro de 2004 e 15 de Fevereiro de 2008, para obras de reabilitação.

6 comentários:

L.O.L. disse...

Tomara eu tantas notas de 5 € como de vezes que eu atravessei esse túnel. :)

André Matos disse...

Grande post, a estação do Rossio é uma obra magnífica de engenharia e arquitectura, diria mesmo que é uma das mais belas estações que já vi até hoje. Ahh... e quantas vezes passei nesse túnel...

arte por um canudo 2 disse...

Boa pesquisa. Parabéns pelo excelente post. Gr abraço Polittikus.

Otário disse...

belo estudo polittikus..

aflores disse...

Passei por lá muitas vezes, em 1978 e 1979 ;):)

...isto passa depressa.

Tudo de bom.

Isa GT disse...

Já estou como o aflores... tantas vezes passei por lá...
Agora... Túnel mesmo... é Portugal inteirinho ;))

Bjos