sábado, 4 de setembro de 2010

São Martinho do Porto - Viajar IX


A vila de S. Martinho do Porto, é a mais famosa e importante estância balnear do centro de Portugal. A sua lindíssima baía, de características únicas no país e na Europa em forma de concha perfeita, conferem-lhe propriedades únicas para utilização balnear e prática de desportos náuticos.

A baía, situada a 19 quilómetros de Alcobaça e a cerca de 100Km de Lisboa, é o último vestígio do antigo golfo que se estendia até Alfeizerão até ao século XVI.
Com os seus 3 quilómetros de areal, esta bacia marítima de forma elíptica e águas calmas possui também uma barra com 250 metros de abertura, entre os Morros de Santana a sul e do Farol a norte.

Recomenda-se a quem gosta de praia com mar calmo e desportos aquáticos...

5 comentários:

inesleite disse...

...só é pena é terem os políticos que tem à frente a governar (junta de freguesia), mas são os que a maioria escolheram... durante 10anos fui com regularidade á vossa Vila usufruir do extenso areal da vossa baía, LINDA. Era utente anual do parque de campismo Baía Azul da junta de freguesia, hoje só quero esquecer que um dia ai fui.É lamentável, triste, decadente, desumano, ..., o que estes senhores que mandam estão a fazer aos utentes, alguns com 35 anos de utilizadores, levaram os filhos e agora os netos, ao dito parque, para umas férias relaxantes e em família. Hoje é um pesadelo para todos,os que ainda tem alguns laços com este parque.

Ex-utente do parque de campismo
inesleite

Isa GT disse...

Há muitos anos que já não passo por lá, era bonito mas agora, não faço a mínima ideia como está.
E há muitos anos que não tiro férias a sério, tenho que poupar à força e, realmente, com o dinheiro que paguei ao irs, para a contribuição autárquica,... até dava para fazer umas grandes férias, assim só vai dando para encher os bolsos às "aves de rapina" ;)
Bjos

Anónimo disse...

Em S. Martinho do Porto existem 2 parques de campismo, há sempre opção de escolha...

Dylan disse...

é pena a bagunça de Julho e Agosto...

Anónimo disse...

Posso disser que nasceram-me os 1ºs dentes em São Martinho do Porto, os meus pais foram os primeiros campistas naquele local, ainda cá não havia "tendas" para campismo e nós já practicávamos o chamado campismo "Selvagem" sim digo selvagem porque não havia nada , mas nada de nada a única coisa era o presidente da junta mandar por uma torneira numa tomada de água junto da ultima moradia mais antiga (para sul) durante 45 anos levamos familiares conhecidos e amigos, nunca permitia-mos que São Martinho fica-se mal , mesmo as coisas que estavam mal sempre tentávamos contrapor para que lá voltassem e gostassem como nós gostávamos. Eramos conhecidos e acarinhados pelos donos das mercearias assim que chegávamos para passar os 30 dias de férias.
Não tenho dúvidas dos bons anos que lá passei, apesar do parque nunca ter grandes condições sempre defendi que vale menos ter pouco do que não ter nada, cheguei a ter uma roulote ao ano no parque pagando sempre o devido e a horas, pagava IMI nas finanças de Alcobaça pelo ocupação anual, consumia os bons produtos agrícolas daquela zona, fora as encomendas que me pediam quando ia a SMP passar o fim de semana, ou seja toda a gente ganhava!!!
Agora ao fim de 45 anos sinto-me revoltado assim como várias centenas de campistas que estão obrigados a sair do parque porque chegou a hora dos ABUTRES acabarem com o mesmo para dar lugar aos milhões € da construção !!!
Como tal chegou o momento de tentar meter na cabeça das minhas filhas que SMP deixou de ser a "NOSSA PRAIA" !!