terça-feira, 21 de setembro de 2010

O Livro da 2ª classe - Nostalgia XXXI


Tal como os seus companheiros editoriais da época, este livro é bastante bonito, com belas e coloridas ilustrações, contendo leituras várias, já adequadas à classe a que se refere e com ensinamentos sobre doutrina cristã e aritmética. Por conseguinte era um livro que servia três propósitos importantes do ensino da altura.

As leituras estão impregnadas de ensinamentos e fundamentos no amor e respeito por Deus, pela família, de modo especial pelos pais e irmãos, pela Pátria bem como pelos usos, costumes e tradições, não esquecendo a terra e os animais. Era um livro em que já se formatava a trilogia de Deus, Pátria e Família, mas mantendo a conhecida ignorância sobre liberdade, tão típica do Estado Novo.

5 comentários:

Fê blue bird disse...

Lembro-me bem destes livros que passavam de irmão para irmão, de primos para primos, duravam anos, até ficarem bem velhinhos.Actualmente todos os anos livros novos,tanto que se podia poupar.Enfim, hoje tudo é descartável.

Beijinhos saudosos

Anónimo disse...

A minha mãe ainda tem estes livros guardados na terra dela (minha também): Arganil.

Anónimo disse...

e já agora, não esqueças de colocar o da terc eira e quarta classe.
Assim, fica a colecção completa;)

Grande abraço

Teófilo Silva disse...

Pois mais um livro do meu tempo. O único livro que guardei até hoje, é a História de Portugal!
Quanto aos outros livros foram dados para outras crianças, pois esses livros davam para os outros anos e passavam de mão em mão, até já não terem capas! Não tenho à mão de momento a História, mas se bem me lembro era de Tomás de Barros.

Banda in barbar disse...

é nostalgia a mais....