sábado, 18 de setembro de 2010

Elvas - Senhor Jesus da Piedade


De 18 a 25 de Setembro festeja-se na cidade de Elvas o Senhor Jesus da Piedade e a Feira de S. Mateus. Com mais de 250 anos de existência, estes festejos incluem cerimónias religiosas, espectáculos musicais, fogo-de-artifício, provas desportivas e exposições de artes plásticas.

Durante os dias da festa anual, o Santuário do Senhor Jesus da Piedade, construído em 1752, é visitado por milhares de pessoas. As celebrações começam com a Procissão dos Pendões, presidida pelo Arcebispo de Évora, uma das maiores manifestações religiosas do país, que costuma atingir dois a três quilómetros de extensão.

A Feira de S. Mateus é uma das mais antigas do País. A primeira data de 1392 e contou com a aprovação de D. João I. É uma tradição que se vem mantendo desde o século XVI, e em 1931, estes festejos viriam juntar-se às manifestações de devoção e fé em honra do Senhor Jesus da Piedade, reunindo assim a componente pagã e religiosa naquela que é considerada uma das maiores romarias do sul de Portugal.

6 comentários:

Zé Manel disse...

Deixa-me adivinhar. estás na cidade de elvas, para os festejos como sempre. Boas festas, boa gente. Grande piga. Se pudesse dava um salto por ai.

Isa GT disse...

Bonito, mas... ainda bem que não sou eu a pagar a conta da electricidade ;)))

Bjos e boa Festa

Anónimo disse...

Quanta luz e cor...
essa festa deve ser bem animada...

beijos
e
muita alegria

Leca

Anónimo disse...

O povo português ainda tem dinheiro pra festejos???? lol lol lol lol.

Teófilo Silva disse...

Já assisti a esta festa uma vez e para mim foi das melhores que já vi.
Um bom fim de semana.

joao rodrigues disse...

eu ja assisti a esta fez foi a 20/10/2010
esper voltar e sera ja em 2011 se tudo correr bem porque eu sou da Madeira