domingo, 12 de setembro de 2010

As 7 Maravilhas Naturais de Portugal

Lagoa das Sete Cidades

A Lagoa das Sete Cidades é uma lagoa na ilha de São Miguel, nos Açores. A Caldeira das Sete Cidades é o maior lago de água doce dos Açores, ocupando uma área de 4,35 km quadrados na parte oeste da ilha de São Miguel. O comprimento máximo do lago, no sentido norte-sul, é de 4,2 km, por uma largura de 2,0 km. A profundidade máxima é de 33 m. Existem muitas lendas sobre estas duas lagoas.

Laurisilva

A floresta Laurissilva da ilha da Madeira, constitui na actualidade o remanescente de um coberto florestal primitivo que resistiu a cinco séculos de humanização. Segundo narrativas contemporâneas da descoberta da Madeira (1420), toda a ilha era coberta de extenso e denso arvoredo, razão pela qual os navegadores portugueses atribuíram o nome de "Madeira", à ilha.

Trata-se de uma floresta com características subtropicais, húmida, cuja origem remonta ao Terciário onde chegou a ocupar vastas extensões do Sul da Europa e da bacia do Mediterrâneo. As últimas glaciações levaram ao seu desaparecimento no continente europeu. A Laurissilva madeirense ocupa uma superfície de 15000 hectares (representando 20% do total da ilha).

Parque Peneda-Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma das maiores atracções naturais de Portugal,
pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e variedade de fauna (veados, cavalos selvagens, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais).

O parque nacional estende-se desde a serra do Gerês, a Sul, passando pela serra da Peneda até à fronteira espanhola. É o único parque nacional e situa-se no extremo nordeste do Minho, faz fronteira com a Galiza, e abrange os distritos de Braga, Viana do Castelo, (Arcos de Valdevez e Ponte da Barca), e Vila Real, numa área total de cerca de 72 000 hectares.


Portinho da Arrábida

Portinho da Arrábida é uma pequena aldeia, pertencente à freguesia de São Lourenço, concelho e distrito de Setúbal, mais conhecida pela praia adjacente à localidade. Localiza-se na Serra da Arrábida que a rodeia a Norte, a Oeste de Setúbal (cerca de 13 km) e a Este de Sesimbra cerca de 21 km), tendo a Sul o Oceano Atlântico, junto à foz do rio Sado. É das mais belas praias portuguesas onde a areia branca e fina e as águas transparentes e luminosas estabelecem um fantástico contraste com a imponente austeridade da serra da Arrábida.

Paisagem Vulcânica do Ilha do Pico

A Ilha do Pico é a segunda maior ilha do Arquipélago dos Açores, no Atlântico Norte. Dista 8,3 quilómetros da Ilha do Faial e 15 km da Ilha de São Jorge. Tem uma superfície de 447 km²; e conta com uma população residente de 14 806 habitantes (em 2001). Mede 42 km de comprimento por 20 km de largura. Deve o seu nome a uma majestosa montanha vulcânica, a Montanha do Pico, que culmina num pico pronunciado, o Pico Pequeno ou Piquinho. Esta é mais alta montanha de Portugal e a terceira maior montanha que emerge do Atlântico, atingindo 2 351 metros acima do nível do mar.


Grutas de Mira d’ Aire

As grutas de Mira d’ Aire foram descobertas em 1947, mas só seis anos depois tornou-se possível conhecer totalmente o percurso, hoje aberto ao público.
São as maiores grutas de Portugal e apresentam uma grande beleza.

A Entrada está a 200m de altura, chegando no interior a atingir 180 metros de profundidade. A formação destas Grutas remonta há mais de 150 milhões de anos, na Idade Média Jurássica. As grutas possuem um sistema de iluminação e som próprio ao ambiente em que se inserem, oferecendo ao visitante uma rota pelo mundo das estalactites, por entre salas, galerias e cursos de água


Ria Formosa

A Ria Formosa é um sapal situado na província do Algarve em Portugal, que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, abrangendo uma área de cerca de 18.400 hectares ao longo de 60 quilómetros desde o rio Ancão até à praia da Manta Rota. E foi considerado um dos mais belos parques do Algarve , tendo uma grande função e um belo habitat.

9 comentários:

Anónimo disse...

SAO MIGUEL E MARAVILHOSO QUERO LA VOLTAR E SIMPLESMENTE LINDOOOOOOO!!!!!!!!!

saltapocinhas disse...

são todas tão liiiindas!

Rogério G.V. Pereira disse...

País bonito já temos
Pessoas bonitas vamos tendo
Falta-nos qualquer coisa, para tudo bater certo... e nunca bate!

Férias no Gerês disse...

Venha conhecer o Gerês!

Gerês disse...

Parabéns ao Blog. Viva Portugal!

Anónimo disse...

É pá...essa fotografia sobre a Ilha do Pico é minha...Podias colocar lá o meu nome se faz favor...(Rui Silva).

Anónimo disse...

Pico, a minha terra de nascença, Arrabida, onde vivi e vou todos os anos.Os outros sitos ja os visitei e todos sao simplesmente MARAVILHOSOS!

Anónimo disse...

"OLá!...Estive na praia de Vila Real de sTº Antonio em 2007.
Maravilha!...
Após vim conheçer outras praias maravilhosas que existem neste Pais,porém deixo relatado que;as águas de Vila Real de Stº Antonio eu adorei,pois as águas são tão quentinhas como as do meu Brasillll."
Nota 1.000.
Grande abraços aos meus irmãos Portugueses.

Anónimo disse...

Simplesmente magnífico...