sexta-feira, 2 de abril de 2010

Leica



"As máquinas vão para a Alemanha praticamente para colocar o botão de disparo e finalizar uma componente de revestimento. Mas por termos experimentado que a etiqueta Made in Portugal nos fez perder 30% do negócio, mais vale continuar a escrever Made in Germany". A explicação sucinta de Carlos Mira, administrador da Leica - Aparelhos Ópticos de Precisão, é o desvendar de um segredo bem guardado, descoberto nas páginas do jornal Público na edição de 4/10/2009.
A famosa máquina fotográfica, que tem tanto de mítica como de mística, é feita em 90% na fábrica de Famalicão, que fez o seu primeiro lay-off em 36 anos para não perder os trabalhadores únicos que a compõem. "É um trabalho de precisão, que em Famalicão sempre souberam fazer", graças à tradição relojoeira da Reguladora. "Cada trabalhador da Leica tem anos e anos de formação. Não se consegue um trabalhador com esta qualidade em qualquer lugar do mundo, do dia para a noite", garante Bernard Muller, alemão de 60 anos que está em Portugal há 30. "E esta qualidade só é conseguida se houver identificação dos trabalhadores com o que fazem. A Leica não é melhor nem pior. É única", confidencia o fabricante.
A fábrica está instalada em Portugal desde 1973 e a longevidade é característica forte dos seus funcionários. 40% dos 501 trabalhadores estão na fábrica há mais de 20 anos.
Infelizmente este post, revela que a etiqueta Made in Portugal, ainda tem uma imagem bastante fraca lá por fora...

Sem comentários: