terça-feira, 27 de abril de 2010

Carvalhelhos - Nostalgia VIII



A Água de Carvalhelhos brota naturalmente nas serras do Barroso, na localidade de Carvalhelhos. As águas “santas” de Carvalhelhos, foram descobertas em finais do século XIX, por uma pastora que nelas lavou os pés em chaga e ficou curada. Ganharam fama com um fotógrafo do Porto que documentou a sua própria recuperação.

Com o alvará de concessão atribuído em 1915, a dá-se o início da exploração e comercialização desta água.

A existência das suas fontes, baptizadas de Lucy e Stella, em homenagem às filhas do fundador da empresa.

A Água e Benefícios para a saúde A Água de Carvalhelhos é classificada de hipossalina e Bicarbonatada sódica. A estabilidade da sua composição química e a regularidade do seu caudal, evidencia claramente a sua nobreza. A Água de Carvalhelhos, dada a sua hipotonia e, consequente, acção diurética e de lavagem, tem uma acção eliminadora de detritos tóxicos do metabolismo celular que são causas de muitas doenças.

A água de Carvalhelhos começou a ser engarrafada e vendida em todo o país, a partir de 1948.

Passou para as mãos da família Lavouras, da região, em 1984.

No ano 2000, a empresa vê certificado o seu sistema de qualidade, no âmbito da captação e engarrafamento de água mineral natural e água mineral natural gaseificada. O que na prática se traduz a adopção de métodos de gestão, controle sistematizados e conformes com a norma internacional ISO 9002, implicando por, isso, uma garantia de qualidade acrescida. Em 2003 as Águas de Carvalhelhos conseguiram avançar para a norma internacional ISO 9001.

A água continua a sair de dois furos, o mais recente dos quais a 230 metros de profundidade e com capacidade para durar 15 anos. Da fábrica saem 46 mil garrafas das pequenas por hora, ali 15 mil de 1 litro. Noutra máquina incorpora-se o Co2 na água para sair gaseificada, mais à frente as essências dão-lhe o sabor de limão que está na moda. Pequenas multidões de garrafas verdes e brancas percorrem a fábrica numa corrida constante, e com sorte serão parte dos 65 ou 70 milhões de unidades vendidas este ano.


Notícias Relacionadas:
Vamos ter praias no Verão, mas só com muita reposição de areia
Cerca de 60 por cento das pessoas com excesso de peso considera ter peso ideal
Bebidas com gás aceleram o envelhecimento

2 comentários:

aflores disse...

Afinal, quantos blogs é que V.Exa. tem? hein? :o) Não era mais fácil um perfil com todos eles? Digo eu :):)

Sai uma água com "bolinhas" ;)

polittikus disse...

Tenho apenas dois. Made in portugal e o abcdlogistica.